A abertura do mercado do agronegócio brasileiro segue a todo vapor. De acordo com o Ministério da Agricultura (MAPA) e o Ministério das Relações Exteriores, o Brasil alcançou a sua 89ª abertura de mercado neste ano de 2024, totalizando 167 aberturas de mercados em 55 destinos desde 2023.
Recentemente, o governo brasileiro recebeu autorização do governo da Costa Rica para exportar abacate ao país, em um movimento que reflete a confiança internacional no sistema de controle sanitário nacional.
O país latino americano destaca-se como um importante destino para os produtos do agro brasileiro. De acordo com dados do Governo Federal, no primeiro semestre de 2024, as exportações agrícolas do Brasil somaram US$ 153 milhões.
O valor FOB exportado do abacate sofreu uma queda de 55% de janeiro a junho de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023.
No Brasil, o estado do Pará configura-se como o principal exportador de abacate para o México.
Importações de abacate dos EUA
O cultivo de abacate em Michoacán, México, está ameaçado devido à alegações de danos ambientais e sua associação com o crime organizado.
Duas grandes importadoras dos EUA tiveram ações judiciais movidas contra si, estimuladas por evidências de desmatamento ilegal e construção de reservatórios de água não autorizados.
Durante a investigação, autoridades locais apontaram como o cultivo de abacate nas florestas impactam negativamente o meio ambiente.
Em relação à exportação de abacate dos Estados Unidos para o México e a criação de uma cadeia de suprimentos sustentável, existem vários aspectos econômicos, ambientais e sociais a serem considerados.
Embora o México seja o maior produtor de abacates do mundo, há um fluxo crescente de exportações dos EUA para o México, impulsionado pela sazonalidade da produção e pela crescente demanda no mercado mexicano.
O mercado dos EUA, que responde por cerca de 80% das exportações de abacate do México.
Sustentabilidade x mercado de abacates
A sustentabilidade no mercado de abacates é um tema de grande relevância, especialmente à medida que a demanda por essa fruta continua a crescer em nível global.
O abacate, conhecido por seus benefícios nutricionais e versatilidade culinária, tem visto um aumento significativo em sua popularidade, o que, por sua vez, impacta tanto o meio ambiente quanto as comunidades envolvidas em sua produção.
Em meio às alegações de danos ambientais, os responsáveis pela cadeia de suprimentos de grandes mercados afirmam que estão trabalhando com fornecedores que priorizam a origem responsável de abacates.
A exportação de abacates dos EUA para o México e a criação de uma cadeia de suprimentos sustentável são processos interconectados que exigem um enfoque holístico e colaborativo.
Com práticas agrícolas sustentáveis, gestão eficiente de recursos e uma forte cooperação internacional, é possível atender à crescente demanda por abacates de maneira que beneficie tanto o meio ambiente quanto as comunidades envolvidas na produção e no consumo dessa fruta valiosa.