Indústria reforça estoque prevendo aumento de 15% nas vendas na Black Friday

setembro 24, 2024

Indústria reforça estoque prevendo aumento de 15% nas vendas na Black Friday
Compartilhe

Após um aumento de 31,5% nas vendas em 2024, a indústria de eletrodomésticos e aparelhos eletroportáteis está otimista com as perspectivas para o fim de ano, à medida que se aproximam a Black Friday e o Natal.

As estimativas, segundo a Eletros, associação de fabricantes do setor, apontam para um avanço nas vendas em torno de 15%. Várias marcas aumentaram seus estoques em até 50% em relação ao segundo semestre de 2023.

Com as altas temperaturas registradas durante todo o ano, os aparelhos de ar-condicionado lideram a alta nas vendas, com avanço de 69% entre janeiro e agosto em relação ao mesmo período de 2023. Na sequência, aparecem os eletroportáteis (35%), com destaque para ventiladores (123%) e purificadores de água (120%).

Geladeiras tiveram alta de 20% nas vendas, e os fogões, 15%. Mas as apostas dos fabricantes vão além, com novas máquinas de café, smart TVs de telas grandes e air fryers com forno.

Dados consolidados pela Logcomex mostram que nos sete primeiros meses do ano, na comparação com igual período do ano passado, houve um aumento de 119,8% no valor importado (FOB) de refrigeradores (137,4% em peso líquido). Já na importação de aparelhos de ar condicionado, houve alta de 51,4% no valor FOB e de 76,8% no peso líquido.

Varejistas, por sua vez, preparam estratégias já para Black Friday com o objetivo de melhorar as condições de pagamento, como primeiras parcelas a partir de janeiro.

A projeção de crescimento resulta, em parte, da comparação com um período ruim das redes de varejo, a exemplo de empresas como Americanas e Casas Bahia, que passaram por crises severas nos últimos anos.

Mas também pesam positivamente fatores como a redução nos índices de desemprego, controle inflacionário e políticas públicas de distribuição de renda e de renegociação de dívidas.

Do lado negativo, o aumento na taxa básica de juros pode segurar o avanço no consumo, uma vez que a maior parte dos produtos do segmento são vendidos a prazo.


Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter

Receba as novidades e promoções exclusivas, fique tranquilo o seu email está seguro com a gente!