Varejo brasileiro atinge recorde histórico em fevereiro de 2025

17 de abril de 2025

Varejo brasileiro atinge recorde histórico em fevereiro de 2025
Compartilhe

O comércio varejista nacional cresceu 0,5% em fevereiro, alcançando o nível mais alto da série histórica iniciada em 2000, de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE. O desempenho supera o recorde anterior, registrado em outubro de 2024, e encerra uma sequência de quatro meses de estabilidade.

Entre os segmentos com maior contribuição para esse resultado estão hiper e supermercados, com alta de 1,1%, e móveis e eletrodomésticos, que cresceram 0,9%. Também apresentaram variações positivas os setores de artigos farmacêuticos (0,3%) e outros artigos pessoais e domésticos (0,1%).

Segundo Cristiano Santos, gerente da pesquisa, os consumidores têm priorizado produtos essenciais, refletindo as condições econômicas atuais: “O protagonismo volta aos setores ligados ao consumo básico, diante de um cenário que não favorece a compra de bens não essenciais”.

Por outro lado, alguns segmentos registraram retração, como livros, jornais e papelaria (-7,8%), equipamentos de informática (-3,2%), vestuário (-0,1%) e combustíveis (-0,1%).

Na comparação com fevereiro de 2024, o varejo registrou alta de 1,5%, com crescimento em cinco dos oito setores avaliados. O varejo ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, subiu 2,4%.

A próxima divulgação da PMC, com os dados de março, está prevista para o dia 15 de maio.


Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter

Receba as novidades e promoções exclusivas, fique tranquilo o seu email está seguro com a gente!