Tarifa sobre carros importados afeta montadoras globais

1 de abril de 2025

Tarifa sobre carros importados afeta montadoras globais
Compartilhe

A decisão do governo dos EUA de aplicar uma tarifa de 25% sobre veículos produzidos fora do país já está sacudindo a indústria automotiva global. As ações de grandes montadoras caíram entre 3% e 6%, e até mesmo a Tesla, que poderia se beneficiar no curto prazo por produzir localmente, registrou queda nas vendas no primeiro trimestre de 2024, o que também pressionou suas ações.

General Motors, Ford, Stellantis, Mercedes-Benz, BMW, Toyota e Volkswagen estão entre as mais impactadas. Empresas que operam com fábricas no México e na Ásia agora enfrentam um cenário de incertezas, especialmente aquelas que não contam com linhas de montagem nos EUA — caso da Volkswagen, que monta Audi e Porsche no México.

Embora a nova tarifa tenha como objetivo fortalecer a produção interna nos EUA, a cadeia automotiva é altamente integrada globalmente. Até veículos montados nos Estados Unidos utilizam componentes importados de vários países.

No Brasil, os impactos podem vir em efeito cascata: aumento de preços, queda nas exportações de autopeças e revisão de investimentos por parte de grandes grupos automotivos. 


Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter

Receba as novidades e promoções exclusivas, fique tranquilo o seu email está seguro com a gente!