BYD, líder em vendas de elétricos, faz recall por risco de incêndio

outubro 2, 2024

BYD, líder em vendas de elétricos, faz recall por risco de incêndio
Compartilhe

A montadora BYD informou à agência reguladora chinesa que vai recolher quase 97 mil veículos elétricos devido a uma falha de fabricação envolvendo uma unidade de controle de direção que pode levar a riscos de incêndio.

O recall, raro para a empresa, abrange os modelos Dolphin e Yuan Plus fabricados na China entre novembro de 2022 e dezembro de 2023, de acordo com uma declaração da Administração Estatal de Regulamentação de Mercado (SAMR).

Em 2022, a empresa fez recall de um pequeno lote de híbridos plug-in Tang em razão de um defeito na bateria que também poderia causar incêndios.

A BYD é hoje a maior vendedora mundial de carros elétricos puros e híbridos plug-in, e a China é o principal fornecedor de modelos do tipo ao mercado brasileiro. Versões exportadas para o Brasil, no entanto, não estão entre os alvos do recolhimento desta vez, segundo informou a montadora à CNN Brasil.

Segundo dados consolidados pela Logcomex, nos primeiros oito meses de 2024, o Brasil importou o equivalente a US$ 1,4 bilhão (FOB) em veículos elétricos puros (NCM 8703.80.00), uma alta de 599% em relação ao mesmo período de 2023.

Desse total, 88% (US$ 1,3 bilhão) correspondem a modelos importados da China. Em termos de quantidade, de janeiro a agosto de 2024 foram 74.932 carros elétricos importados pelo Brasil, dos quais 68.450 (91,3%) são de origem chinesa.

Para se ter uma ideia, o número de unidades enviadas da China para o Brasil disparou 1.933% nos primeiros oito meses deste ano, na comparação com o igual intervalo do ano passado.

O crescimento exponencial nas compras brasileiras de veículos elétricos importados é resultado de diversos fatores, entre eles os altos preços dos combustíveis fósseis, a introdução de novas tecnologias com baterias de maior autonomia e carregamento mais rápido, e os incentivos oferecidos por diversos estados brasileiros, que visam estimular a adoção de veículos mais sustentáveis.

Estima-se que as vendas de veículos elétricos no Brasil continuem crescendo nos próximos anos, impulsionadas por novos lançamentos de modelos, expansão da rede de carregadores e maior conscientização ambiental dos consumidores.


Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter

Receba as novidades e promoções exclusivas, fique tranquilo o seu email está seguro com a gente!