China proíbe totalmente importação de frango brasileiro após caso de gripe aviária

2 de junho de 2025

China proíbe totalmente importação de frango brasileiro após caso de gripe aviária
Compartilhe

A China anunciou a proibição total às importações de carne de frango e produtos relacionados do Brasil, duas semanas após confirmar-se um caso de gripe aviária na granja comercial de Montenegro (RS). 

O comunicado, emitido pela Administração Geral de Alfândegas da China em 29 de maio, determina que todos os produtos avícolas brasileiros serão devolvidos ou destruídos se chegarem ao país.

A decisão ignora o pedido do governo brasileiro para restringir o embargo apenas à região onde ocorreu o caso e representa um revés significativo para o setor exportador nacional. Segundo dados da Logcomex, o Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango com US$ 10 bilhões em exportações em 2024 (aproximadamente 35% do comércio global) e tem na China um de seus principais mercados.

Em contraponto à decisão chinesa, quatro países – Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão – recentemente reduziram suas restrições, limitando o embargo apenas ao estado do Rio Grande do Sul, conforme dados do Ministério da Agricultura. 

Outros importadores importantes como Japão e Emirados Árabes mantêm restrições apenas para o município afetado, enquanto União Europeia, Coreia do Sul e outros 18 países mantêm a suspensão total das importações.

O governo brasileiro tem contado com a aproximação entre os presidentes de ambos os países para tentar flexibilizar a proibição.


Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter

Receba as novidades e promoções exclusivas, fique tranquilo o seu email está seguro com a gente!