1 de dezembro de 2024
O Relatório de Importação – 1º Semestre de 2023 traz uma análise detalhada sobre o comportamento do comércio exterior nos setores químico, de petróleo e automotivo.
■ Químicos em queda: o setor apresentou uma redução de 20% nas importações, com destaque para a retração de 59% no glifosato.
■ Setor farmacêutico em crescimento: importações cresceram 14% no primeiro semestre de 2023, impulsionadas pelo aumento na demanda de medicamentos e vacinas.
■ Fertilizantes em baixa: o segmento sofreu uma queda de 43% no valor FOB, com redução expressiva na importação de cloretos de potássio e ureia.
■ Petróleo e combustíveis em retração: o setor registrou uma queda de 27% nas importações, impactado pela redução na compra de gás natural liquefeito.
■ Indústria automotiva aquecida: o setor teve um aumento de 10% no valor FOB de importação, com destaque para o crescimento de 25% nos veículos importados.
O estudo apresenta os impactos de fatores macroeconômicos, variação no valor FOB, principais países fornecedores, além dos desafios enfrentados por cada setor no primeiro semestre do ano.