1 de novembro de 2024
O estudo indústrias têxtil, vestuário e calçado traz um levantamento completo sobre as tendências, desafios e comportamento do mercado.
Com base em análises detalhadas, o relatório oferece insights estratégicos para empresas que atuam no comércio exterior e buscam se preparar para um mercado altamente dinâmico.
■ Importações em alta: o volume de importação no setor têxtil cresceu 10,6% em 2023, mesmo com uma leve queda no valor FOB.
■ China domina o mercado: o país responde por 70% das exportações de têxteis para o Brasil, seguido por Índia e Paraguai.
■ Setor de vestuário aquecido: o segmento registrou um aumento de 27% no volume importado e 15% no valor FOB entre abril e outubro de 2023.
■ Calçados em recuperação: o mercado calçadista projeta um crescimento de 2,2% em 2024, com aumento de 20,3% no valor FOB importado em relação a 2022.
■ Principais polos importadores: Santa Catarina e São Paulo lideram as importações no setor, enquanto o Porto de Santos é a principal unidade de desembaraço.
O estudo apresenta dados exclusivos sobre importações, principais fornecedores globais, estados brasileiros que mais compram produtos do setor e projeções para os próximos meses.