1 de outubro de 2024
O estudo Por que os fretes marítimos têm aumentado e quais as perspectivas? explora as razões por trás da recente alta dos custos de transporte marítimo global. Além disso, o material traz projeções para os próximos meses, incluindo possíveis cenários para a rota Ásia-Brasil.
■ Fretes em alta: o valor médio do frete marítimo aumentou mais de 300% entre outubro de 2023 e junho de 2024, impactando cadeias de suprimentos globais.
■ Conflitos geopolíticos: os ataques no Mar Vermelho levaram ao desvio de rotas, elevando prazos e custos logísticos.
■ Eventos climáticos: a seca no Canal do Panamá reduziu a capacidade de navegação, forçando a busca por alternativas mais caras.
■ Custo do combustível: a alta no preço do bunker e novas regulamentações ambientais aumentaram os gastos operacionais dos armadores.
■ Tendências para 2024: o estudo apresenta possíveis cenários que podem impactar os valores dos fretes nos próximos meses, com destaque para a rota Ásia-Brasil.
Desenvolvido em parceria com a SOLVE Shipping, o relatório analisa os impactos de fatores como conflitos geopolíticos, eventos climáticos, custo do combustível e gargalos logísticos.